Uma das maiores preocupações das futuras mamães é o aparecimento das famosas manchas na pele durante a gestação, principalmente no rosto, braços e colo. Estas manchas, chamadas de cloasmas ou melasmas, são formadas pelo pigmento melanina, e aparecem por causa dos hormônios. Normalmente desaparecem após o parto.

Manchas na Pele Durante a Gestação
Evite manchas na pele durante a gestação usando roupas e acessórios com proteção solar UV.

A exposição ao sol tende a agravar as manchas na pele durante a gestação, já que a radiação solar estimula a produção de melanina, aumentando sua presença nas áreas mais expostas. Portanto, evitar a exposição ao sol é imprescindível para reduzir ou até mesmo evitar o aparecimento de manchas!

A forma mais simples de se proteger dos raios solares é através da utilização de roupas e acessórios fabricados com tecidos que impedem a passagem dos raios solares para a pele. Camisetas, chapéus, viseiras, bonés e luvas feitos de tecido com proteção solar devem ser utilizados para prevenir o aparecimento das manchas.

O uso de roupas com proteção solar reduz a necessidade do uso do filtro solar. A princípio, os filtros solares não causam danos ao feto, mas é sempre bom evitar utilizar produtos químicos sobre a pele durante a gestação.

Uma dica: procure a etiqueta FPU 50+ nas roupas e acessórios para proteção solar. FPU significa fator de proteção UV. Este número indica que o tecido impede a passagem de 98% dos raios UVA e UVB. Por exemplo, no caso de uma camiseta de algodão comum, o fator de proteção ultravioleta (FPU) chega a 5, enquanto uma camiseta com proteção solar oferece FPU 50+.

Manchas na Pele durante a Gestação
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *